Ponte da Atalaia

Entre o Vilar de Ruivo e Palhais existe uma ponte com mais de um século que atravessa a ribeira da Isna e que dá pelo nome de Ponte da Atalaia. Esta começou a ser construída no ano de 1889 e serviu para unir as povoações do Vilar do Ruivo e de Palhais. Num esforço conjunto dos habitantes de ambas as localidades, esta ponte de "configuração romana", ganhou forma e permitiu a travessia em segurança de pessoas, animais e "transportes de carga" (animais de carga, carroças e carros de bois).

Recentemente foi alvo de obras e foi aberta uma estrada do lado de Palhais que lhe permite um melhor acesso. Ao mesmo tempo, foi colocada uma pequena placa que indica o caminho para a "Ponte Romana". A meu ver esta designação foi infeliz e pouco correcta, uma vez que pode levar facilmente as pessoas a assumir que se trate de uma construção ou vestígio do Império Romano. De facto, a ponte apresenta uma "configuração romana" mas o inicio da sua construção remonta ao século XIX.
Penso, porém, que o nome atribuído se pode dever a esta ser conhecida ao longo de gerações por esse nome, no entanto, uma ponte que durante tanto tempo esteve esquecida merecia um nome mais rigoroso. É uma opinião.

No Verão de 2007, pelas três horas da tarde (que bela hora) e com a barriga cheia do almoço fiz-me à estrada com a minha bicicleta e fui ver a Ponte da Atalaia. Sim, quando cheguei a casa tinha a digestão feita e estava pronto para ir para o rio.



Para lá chegar fui pela estrada do lado de Palhais mas podia ter ido pela antiga estrada do lado do Vilar do Ruivo. Com maior dificuldade é verdade, mas que acabei por ir no dia seguinte. De seguida apresento algumas fotografias que tive oportunidade de tirar e que servem para me lembrar para ter juízo quando decido as horas em que vou andar de bicicleta.

1 comentário:

Anónimo disse...

A hora pode não ter sido a melhor... mas a paisagem vale um passeio, temos coisas que valem apena visitar no "nosso" Vilar do Ruivo.
EM